InícioEntretenimentoCuriosidadesVocê tem um senso de humor ácido? A ciência diz que há chances do seu QI ser alto

Você tem um senso de humor ácido? A ciência diz que há chances do seu QI ser alto

O texto a seguir, sobre a conexão entre um senso de humor ácido e o QI de uma pessoa, foi publicado originalmente no site IFL Science.

Há algum tempo, redigimos um artigo sobre como um homem caiu em uma das diversas fontes termais de Yellowstone e se dissolveu completamente em um dia. É uma história sombria, mas cientificamente fascinante, à qual as pessoas reagiram de diversas maneiras. Contudo, um dos comentários mais frequentes foi algo do tipo: “Bem, agora sei onde esconder um corpo em uma emergência.”

Se este tipo de comentário, presumivelmente dito em tom de brincadeira, lhe provocou riso, então parabéns – você pode ter um QI elevado! Segundo um novo estudo publicado na revista Cognitive Processing, há uma forte correlação entre inteligência e humor ácido.

Sob a direção da Universidade Médica de Viena, 156 pessoas – uma combinação de homens e mulheres com idade média de 33 anos e de variadas formações educacionais – foram submetidos inicialmente a um teste geral de QI, abordando questões de raciocínio verbal e não verbal. Posteriormente, lhes foi pedido que observassem e reagissem a 12 caricaturas do cartunista alemão Uli Stein, todas com um componente sombrio.

Um exemplo em particular apresenta um casal sendo aconselhado por um médico, onde a mulher está grávida. O médico então lhes diz: “Para começar, a boa notícia: seu filho sempre encontrará uma vaga para estacionar.”

Indubitavelmente, sua reação a isso será diferente das demais, mas se você riu enquanto questionava sua integridade moral, é provável que aprecie o chamado humor ácido. Este tipo de humor tem sido associado a pessoas de disposição mais melancólica.

No entanto, este estudo sugere uma perspectiva intrigante. Aqueles que mais apreciaram e entenderam as piadas não apenas obtiveram os melhores resultados no teste de QI, mas também registraram níveis mais baixos de agressão, humores negativos, e tinham melhor formação educacional.

Aqueles que absolutamente detestaram as piadas apresentaram resultados de QI medianos, juntamente com os níveis mais altos de agressão e os humores negativos mais intensos. Os participantes que compreenderam e apreciaram moderadamente o humor das piadas também obtiveram pontuações medianas no QI, porém eram apenas medianamente agressivos por natureza e tinham uma visão de vida predominantemente positiva.

A mensagem aqui é que o humor ácido é uma forma complexa de humor. Assuntos sombrios como morte ou incapacidade podem desagradar muitos, mas ser capaz de ver rapidamente através da obscuridade para rir instintivamente da sagaz construção da linguagem, auxiliado por um estado de espírito geralmente positivo, exige um nível mais elevado de processamento cognitivo.

Portanto, não se preocupe se você se diverte com um pouco de humor mórbido. Isso não significa que você é mal-intencionado – apenas um pouco mais perspicaz que o cidadão médio.

Camila Nogueira Nardelli
Camila Nogueira Nardelli
Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.