DESLIZE A TELA PARA SABER MAIS
O grande filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) é famoso por sua influência na ciência e na política, mas ele também produziu reflexões memoráveis sobre a amizade. Eis 3 lições atemporais que podemos aprender com ele.
A amizade existe apenas se for reconhecida por ambas as partes. Não basta desejar bem a alguém; eles também têm que lhe desejar bem em troca, e ambos devem reconhecer essa boa vontade mútua.
Existem pessoas que adoram receber muito (e dar pouco) numa relação. Esse desequilíbrio é muito prejudicial para uma amizade. Saiba reconhecer essas situações e tente ajustar a relação. Às vezes, pode ser até o caso de se afastar daquela pessoa, caso ela tenha atitudes muito narcisistas.
Segundo Aristoteles, existem três tipos de amizade: aquelas que são baseadas em (i) utilidade, (ii) prazer ou (iii) caráter. Todas podem funcionar, mas para isso é necessário que ambas as partes compreendam as bases dessa relação.
Um ótimo exemplo é o networking profissional. Quando os dois sabem que a amizade é limitada a buscar um benefício mútuo para os negócios de ambos, isso pode trazer bons frutos a ambos.
São aquelas pessoas com as quais você gosta de se divertir, mas não pretende se aprofundar na relação. Não há problema nenhum nisso. Apenas compreenda que, num momento de necessidade, estas não são as pessoas mais indicadas para você buscar suporte.
É a forma mais elevada de amizade. São os nossos amigos mais íntimos. Como leva muito tempo para conhecer o caráter de alguém (e o tempo é um recurso limitado), esta é uma categoria especial reservada a poucas pessoas, que são especiais para nós.
Há um lugar para cada tipo de amizade. O importante é todos os lados terem ciência do tipo da relação. Além disso, nada impede que uma amizade de utilidade ou prazer evolua para uma amizade de caráter com o tempo.
Assim como a aptidão física é mantida pelo exercício regular, a amizade é mantida por fazer coisas juntas. Se houver um afastamento prolongada demais, isso pode causar o esquecimento do sentimento amigável.
Coloque o cultivo das amizades como uma das prioridades na sua vida. Mesmo que você tenha uma rotina corrida, lembre-se de manter o contato com seus bons amigos, para a relação não perder a sua força por conta do afastamento entre vocês.